Dessa vez o Top of the Pops foi para Londres representado pelo Viajante CI Gabriel Carvalho, jornalista de esportes do Portal Virgula. Ele desembarcou na cidade do Big Ben para cobrir a final do ATP, um dos mais importantes torneios de tênis do mundo e conta como foi a experiência de cobrir a final do evento e ver o primeiro brasileiro depois de Guga a chegar tão longe no campeonato.
Blog: Essa foi sua primeira viagem de trabalho? Pessoalmente, você já tinha viajado antes para o exterior?
Gabriel Carvalho: Foi sim! Eu já tinha ido para a Flórida, mas só pra passear na Disney, nada parecido com uma viagem para Londres.
Blog: Conta para gente mais sobre o ATP. Como foi cobrir esse que é um dos maiores eventos de tênis do planeta?
Gabriel Carvalho: Foi uma experiência única. Nunca imaginei que logo aos 19 anos eu já teria a oportunidade de cobrir um evento tão grande em um lugar tão longe. Foi muito bom para meu amadurecimento profissional e pessoal.
Blog: O tênis é um esporte famoso por não empolgar a arquibancada como o futebol, por exemplo. Tem alguma outra curiosidade do esporte que você pode perceber na cobertura?
Gabriel Carvalho: Achei engraçado que algumas pessoas aproveitavam o silêncio pra mandar recados para os tenistas, normalmente fazendo alguma gracinha.
Blog: Por outro lado, os jogos de tênis costumam reunir arquibancadas estreladas. Rolou entrevistar alguém famoso ou algum dos atletas?
Gabriel Carvalho: Eu consegui entrevistar o Bruno Soares e Marcelo Melo, os dois brasileiros que estavam disputando o torneio. Eles me receberam muito bem e eu dei sorte: pela primeira vez desde Guga um brasileiro chegou à final do ATP Finals.
Blog: Neste último ATP aconteceu um fato curioso, Federer desistiu de jogar a final. Como o público e os próprios atletas lidaram com essa desistência?
O público mostrou apoiar e entender a decisão de Federer, que tinha a final da Copa Davis pela frente e não poderia agravar sua lesão. Acho que deve ter sido uma surpresa tanto para o público quanto para os atletas.
Blog: E fora do torneio, deu tempo de passear pela cidade? Se sim, quais atrações da cidade você teve tempo de visitar? E quais você teve que deixar para alguma outra oportunidade?
Gabriel Carvalho: Tive pouco tempo para visitar a cidade, só consegui visitar a London Eye e passar em frente ao Big Ben. Por pouco eu não consegui visitar o Estádio Olimpico, a Abbey Road, o Palácio e o Madame Tussauds.
Blog: O inglês britânico pode ser um problema para quem está mais acostumado com o inglês americano. Você teve alguma dificuldade? Se sim, como lidou com isso?
Gabriel Carvalho: Particularmente eu achei o inglês britânico muito mais fácil de entender o americano. Eles tem uma fala mais pausada e com ritmo mais devagar, além de serem um tantinho mais pacientes que os estadunidenses. A única dificuldade foi que algumas palavras tem pronuncia estranha para quem aprendeu o inglês americano, mas nada que complique a viagem.
Blog: Quais outros eventos esportivos no exterior você tem vontade de cobrir?
Gabriel Carvalho: A Champions League, a Copa do Mundo, as Olimpíadas (fora do Rio), Super Bowl.
Blog: Qual é o seu conselho para quem gosta de tênis e gostaria de assistir aos jogos de algum dos grandes torneios do esporte?
Gabriel Carvalho: Eu nunca tinha visto uma partida de tênis nas proporções do ATP Finals, e sinceramente foi uma das melhores experiências da minha vida. Ver os grandes jogadores de perto, a atmosfera do torneio, as pessoas de várias nacionalidades… Quem gosta de tênis, como eu, precisa ir uma vez na vida assistir a esses torneios de perto. Junte dinheiro, procure pacotes de viagem, faça as malas e vá. Vale muito a pena!
Ouviu a dica de quem entende, né? Quem é apaixonado por tênis tem que ver um grande torneio de perto. Animou? A CI tem um roteiro prontinho para você. Venha bater um papo com a gente, a CI te leva!