Trabalho voluntário: você e o mundo

Um trabalho voluntário em outro país pode ensinar muito mais coisas do que você imagina. Não é apenas um segundo idioma que volta mais aperfeiçoado, mas também a sua mente, o seu coração e até o seu currículo.

Ajudar o próximo é enriquecedor, você conhece mais o mundo e suas relações, além de contribuir para o autoconhecimento e para o futuro profissional. Conheça um pouco sobre alguns trabalhos voluntários, sociais, ambientais e escolha de acordo com os seus interesses.

1. Abra a sua mente e o seu coração.
O voluntariado é caracterizado como uma atividade na qual você ajuda uma comunidade sem receber nada em troca. Mas, na verdade, estará recebendo tanto quanto quem você está ajudando. E, para isso, deverá estar aberto a todos e a tudo o que acontece à sua volta. Vá com a mente e o coração abertos para viver o máximo de experiências novas que conseguir e conhecer pelo menos um pouco de todos que cruzarem o seu caminho. Com certeza, diversas histórias de vida contadas irão mudar a sua. Ao vivenciar diferentes relações, culturas e realidades, nós aprendemos muito mais do que apenas a teoria. Aprendemos a nos relacionar melhor com nós mesmos e com o mundo. A partir daí, voltamos para casa com novas perspectivas para serem aplicadas no dia a dia que mostrarão como algumas pequenas coisas são mais importantes do que achávamos antes e isso dará a sensação de que o futuro é muito maior. Aproveite todo e qualquer ensinamento! 😉

CI_Blog(2)

2. Programas sociais.
Os programas sociais de voluntariado têm como objetivo ajudar crianças, adolescentes e até jovens adultos. Realizados em diferentes países, cada programa aborda a ajuda necessária de um modo diferente.

No programa Heart For Orphans, na África do Sul, mais especificamente na Cidade do Cabo, os voluntários trabalham com bebês e crianças órfãs de até 5 anos que não possuem suporte familiar ou companhias para brincar. O voluntariado pode ser realizado a partir de uma semana, mas são recomendadas 4 para melhor aproveitamento da experiência tanto para você quanto para eles. A acomodação está inclusa e é opcional entre um hostel compartilhado ou uma casa de família.

CI_Blog(6)

Ainda na África do Sul, mas na cidade de Chintsa, se encontra o Wild Coast Schools Project, que é destinado a ensinar computação para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Esse projeto foi o primeiro do mundo a receber a certificação do FTT (Fair Trade and Tourism), o que comprova que se preocupa com o turismo sustentável e que todo o investimento feito na região e toda a ajuda prestada são de extrema importância para a comunidade local. A duração mínima do programa é de 2 semanas e podem ser realizadas até 12. Acomodações para voluntários estão sempre prontas para recebê-los e são compartilhadas.

CI_Blog(1)

Mudando de continente e partindo para a Tailândia, na Ásia, voluntários podem ensinar inglês, matemática e artes para monges de 8 a 25 anos no programa Monk Teaching Volunteering. Uma experiência única para aproveitar e entrar em contato com o seu eu interior e ainda saborear a deliciosa gastronomia tailandesa.

CI_Blog(7)

3. Programas ambientais.
Para os amantes da natureza e dos animais, o trabalho voluntário ambiental é a maneira ideal de entrar em contato com espécies selvagens e, acima de tudo, ajudar a preservá-las. Grande parte dos programas são voltados para auxiliar na reabilitação de animais que sofreram abusos.

O programa Living With Orphaned Rhinos, na África do Sul, é focado em cuidar de bebês rinocerontes cujos pais foram mortos por caçadores. Os voluntários são responsáveis por cuidados veterinários, de nutrição e de reabilitação dos filhotes. Outras espécies também podem estar por lá, como girafas, gnus e cudus. Uma equipe experiente estará disponível para dar todo o suporte e ensinar muito sobre a conservação desses animais selvagens. Depois de curados e reabilitados, os animais são inseridos novamente na savana para aproveitarem a liberdade do modo como sempre deveria ser.

CI_Blog(5)

4. Seu novo currículo.
Experiências em voluntariados chamam a atenção no currículo. As empresas enxergam essa atividade como uma característica forte e valiosa de pessoas que trabalham bem em grupo, que irão fazer parte do time da empresa e que possuem um olhar mais aguçado para o futuro e para o bem geral à sua volta. Além disso, como na maioria dos lugares você irá se comunicar em inglês durante o voluntariado, é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar o idioma e dar aquela elevada no nível do currículo. Por esses e outros motivos, os benefícios de um voluntariado vão das suas relações sociais até as profissionais.

CI_Blog(3)

Invista em você, na sua carreira e no mundo com um Trabalho Voluntário e enxergue um futuro muito maior à sua frente. Embarque com a CI nessa experiência enriquecedora.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.