Tradições de fim de ano ao redor do mundo

Aqui no Brasil, temos uma infinidade de costumes de fim de ano: pular ondinhas, vestir roupas com cores diferentes, comer determinadas frutas e muitos outros. Isso não é diferente em outros países. Cada um tem uma forma especial de receber o próximo ano, com costumes carregados de muito simbolismo que vão desde os mais românticos até os supercuriosos. Vamos conhecer as tradições mais comuns em alguns dos principais países do mundo?

1. Estados Unidos
Ano novo, beijos novos! Nos Estados Unidos, há o costume de selar a chegada do ano com beijos em seus parceiros (e vale para desconhecidos também). Para eles, isso é uma forma de demonstrar e desejar muita saúde, amor, afeto e boas relações à pessoa amada.

Esse costume tem origem nos festivais romanos da Saturnália, que tinham o beijo como uma forma de celebração.

01

2. Canadá
No Canadá, existe uma tradição bem curiosa e congelante para comemorar a passagem do ano. No dia 1º de janeiro, moradores de diversas cidades do país dão um megamergulho ou o “mergulho do urso-polar” em lagos, rios e oceanos extremamente gelados. Isso é uma forma de provar aos amigos e familiares que cumprirão as promessas no ano que acabou de chegar e que também pagarão as dívidas do ano que passou. Haja coragem, hein?

02

 

3. Inglaterra
Na Inglaterra, após a última badalada que anuncia a chegada do ano, muitos ingleses têm o costume de abrir as portas do fundo de suas casas para que o ano anterior vá embora e dê espaço para que o novo possa entrar. Outra tradição muito antiga, conhecida como “first-foot”, diz que a primeira pessoa que passar pela porta da frente deve ser morena com os cabelos curtos, pois acreditam que pessoas com essas características são um sinal de bons presságios. Ela deverá trazer pão, uísque, carvão e sal, simbolizando a fartura na comida, o calor e a prosperidade para o lar. Já os ruivos e os loiros devem passar longe, pois simbolizam a má sorte.

03

 

4. Nova Zelândia
Que tal fazer muito barulho na passagem de ano? Pois é desse jeito que os neozelandeses comemoram a chegada do ano! Eles saem às ruas da Nova Zelândia com panelas e batem nelas o mais alto que conseguem, pois, assim, acreditam que vão afastar os maus espíritos e atrair energias positivas. 

04

 

5. Dinamarca
Na Dinamarca, há o costume de sair às ruas na noite de ano-novo com pratos, xícaras e outros utensílios com o objetivo de quebrá-los nas portas de amigos. Se a porta do morador tiver muitos cacos, significa que ele e sua família têm muitos amigos que os querem bem e que são leais à amizade que construíram. Há também o costume de antes da passagem do ano subirem em cadeiras e pularem no momento da virada. Assim, eles podem afastar os maus espíritos e atrair a boa sorte para o ano que chegou.

06

 

6. Austrália
Na virada do ano, moradores de Sydney e de outras cidades da Austrália têm a tradição de conferir a espetacular e famosa queima de fogos na Sydney Harbour. São minutos mágicos que são transmitidos para o mundo todo e que surpreendem pela beleza e inovação. Já no dia 1º de janeiro, os australianos vão à praia para comemorar a chegada do ano e curtir o calor e o mar com direito a piqueniques e churrascos ao lado dos amigos e familiares.

05

 

7. Alemanha
Uma tradição deliciosa é a da Alemanha: eles costumam convidar seus amigos para comemorar a chegada do novo ano com muito fondue, mas esse é um costume mais praticado por famílias modernas. Se a pessoa ganhar um porquinho de marzipã, chocolate, plástico ou porcelana na virada, é considerado um bom sinal, já que o animal é um símbolo de sorte, fartura e prosperidade no país.

Há costumes bem tradicionais, como beber o Gluhwein, uma bebida feita com vinho e especiarias e servida em canecas, e derreter certa quantidade de chumbo em uma colher e depois jogá-lo em uma vasilha com água fria para ver qual forma ele vai assumir, isso determinará a sorte da pessoa (caso tome a forma de um anel, significa que haverá união no próximo ano).

07

Deu até vontade de visitar esses países e conferir todas essas tradições de perto, não foi mesmo? E por que não? Escolha o seu próximo destino e faça um Intercâmbio ou Mochilão com a CI!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.