Transporte em Vancouver


De acordo com o relato das pessoas que moram aqui em Vancouver, o uso de bicicletas é muito comum, principalmente no verão. É muito comum a gente encontrar ciclistas perambulando pelas ruas da cidade, seja qual for a hora. O melhor de tudo é que existem ciclovias para eles transitarem sem serem incomodados.

É claro que não são todas as ruas que tem ciclovia, mas andando por aqui pude ver dezenas delas. Ernesto me disse, também, que quando não há ciclovia, o ciclista pode transitar por ruas paralelas as principais que, teoricamente, os motoristas estão cientes disso. Quando um ciclista não respeita essa regra, muitos motoristas ficam revoltados e chega a dar uma lição de moral para o ciclista sair dali.

Outro detalhe que eu percebi foi que as pessoas por aqui gostam de praticar atividade física. Elas estão sempre caminhando, correndo, voltando da academia, sempre com o corpo em movimento. Eu e Victor estamos seriamente pensando em comprar uma bike para andar por aqui e economizar na passagem, mas ainda estamos estudando esta possibilidade.

O transporte público aqui em Vancouver é funcional, o ônibus tem hora para passar em cada um dos pontos e as pessoas tem acesso a estes horários na própria parada de ônibus ou em panfletos com as rotas dos ônibus e o horário deles. Portanto, tem como eu saber que horas eu chego na minha escola se eu pegar o ônibus das 8h, por que eu sabendo onde eu desço, sai a hora que o ônibus vai passar lá e me deixar naquele ponto. É muito bom mesmo, e dificilmente ocorrem atrasos.

Outra coisa interessante é que os ônibus são eletrônicos, e a cada rua que ele cruza uma voz com um letreiro informa qual a próxima parada. Próximo a saída tem um letreiro, quando ele sai de uma parada para outra, aparece o nome da rua que vamos cruzar e uma voz eletrônica avisa.

A maioria dos ônibus que eu vi circular por aqui é novo, eletrônicos e com sistema de suspensão a ar, o que facilita a acessibilidade de idosos, cadeirantes e mães com carinhos de bebê. Quem anda de bicicleta, também pode pegar o ônibus e colocar a bike em um suporte que tem na frente dele, próprio para guardar a bikes. Legal!
Galeria de fotos:

Vanessa Braz

Vanessa Braz

Apresentadora e repórter de TV, em João Pessoa, viverá em Vancouver por dois meses. A necessidade de aprender inglês e o desejo de viajar, resultou no Intercâmbio. Confira aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.