Trecho 04 – Roma

Depois de ter curtido muito Berlim, a expectativa para Roma era enorme. Uma cidade com tanta história que seis dias nela não foram suficientes para desbravar e colocar as aulas de história da arte em prática. À partir da primavera a temperatura é bem alta. Cheguei com sol forte e isso porque nem era verão ainda, nesta época os termômetros batem 40 graus facilmente.

Mais uma vez dei sorte. Era aniversário de Roma e grande parte dos museus estavam com entrada grátis, além de assistir uma parada contando a história da capital da Itália. Deu para comprovar que os italianos são bem patriotas!

Me falaram para comprar o Roma Pass que dava acesso ao Coliseu/ Palatino/ Fórum Romano sem enfrentar filas e usar o transporte público à vontade por três dias. Relutei em fazer isso pois a cidade dá para andar a pé (o metrô só tem duas linhas e os ônibus são sempre lotados). Saí no lucro, pois cheguei ao coliseu e não tinha muita fila. Nele você compra o ingresso para as três atrações por 12 Euros (contra os 30 do Roma Pass). Desde já dou uma dica muito importante: leve um guia que conte a história da cidade, que detalha cada coisa e sua importância. Pois cada monumento, fonte, memorial tem muita história.

A Fonte di Trevi é outro lugar que impressiona e vale duas visitas: uma à tarde (sim, vai estar bem cheio) e outra à noite (nem tão cheio). Ela iluminada é uma das coisas mais lindas que vi durante toda a viagem.

O Vaticano merece atenção na viagem. Reserve boas horas para visitar o complexo do museu, a capela sistina e a basílica de São Pedro (se for numa quarta-feira terá a chance de ver o Papa celebrando a missa!). Atenção: não é permitida a entrada de bermuda/regata. Vá de calça, mesmo que o calor peça o contrário. O ingresso custa 16 euros e vale cada centavo. Você vê toda a história da humanidade no museu. Tem de múmias à Salvador Dalí! Na Basílica há uma entrada bem discreta (achei por acaso) que dá acesso ao subsolo que você pode ver as tumbas de muitos papas. Seja curioso e tente achar!

Outro lugar que gostei muito foi o Pantheon (histórico e obrigatório) e a praça Praça Navona, nela você verá uma enorme bandeira do Brasil. Lá fica a embaixada de nosso país! Os italianos dizem que é um dos prédios mais bonitos da cidade.

O Altare Della Patria (fica bem perto do Coliseu) vale a visita. Mas há alguns cuidados. Não sente nos degraus, não faça poses engraçadas, não fale alto, ou um policial chamará sua atenção. Como é um espaço para homenagens eles não admitem brincadeiras lá. Suba e vá ao museu que fica dentro dele, tem um espaço dedicado a um conhecido nosso: Giuseppe Garibaldi. Do terraço você pode tirar ótimas fotos panorâmicas da cidade, e se quiser subir até a cúpula do palácio tem que pagar 7 Euros.

Algumas dicas:

Água: pela cidade você encontrará bicas para se refrescar. Pode beber à vontade pois é potável. Só tampe a saída da água e ela sairá por cima, assim você não precisa fazer contorcionismo para beber.

Trânsito: me lembrou muito São Paulo, bem caótico. Os italianos são impacientes e buzinam sem dó!

Comida: Ao contrário de Berlim, aonde comia muito bem por apenas 5 Euros, dificilmente você achará lugar com este preço. Em média os pratos são 10 Euros. Numa das andanças achei almoço por 5,90. Pura sorte!

Souvenirs: No Vaticano um tercinho custava 9 euros, fora dele o mesmo terço, logicamente que pechinchando, saiu por 1,80.

Sorvetes: Tem três sorveterias incríveis – uma do lado da Fontana di Trevi chamada “Il Gelato di San Crispino”, outra incrível chamada “Giolitti” que fica próxima à Piazza Montecitorio, e a do Vaticano se chama “Old Bridge Gelateria”, fica atrás dos muros da capela.

Agora vou deixar a história de lado e embarcar para Londres. Tem shows, musicais e explorar o que a cidade oferece de mais moderno. Até o próximo post! 😀

Victor Calazans

Victor Calazans

O DJ paulista Victor Calazans, é responsável pelo perfil @hebecamargo no Twitter, com aproximadamente 70 mil seguidores. Também é dono do site Flagrei.com e figura importante da cena underground de São Paulo.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.