Um modelo de cidade

Hoje vou contar para vocês a minha experiência com o transporte público de Chicago.

O principal sistema de transporte da cidade de Chicago se chama “El” de elevated. Nesse sistema diversas linhas de trem de superfície elevada partem de diversos bairros  e fazem um loop pelo centro da cidade região “downtown”.

Além do trem, existe o metrô, os ônibus, os táxis, e acreditem, carruagens. Durante a noite é muito comum ver as carruagens passando pelas ruas, diante de prédios gigantescos e muitos carros. O chofer da carruagem veste-se à caráter, muito chique.

O sistema de transporte da cidade é gigantesco, até pelo tamanho da cidade.  Chicago, além de ser muito populosa, é bem espalhada. Com isso, as pessoas, que em sua maioria, moram nos subúrbios, percorrem grandes distâncias para ir ao trabalho ou ao centro da cidade. Esqueça os subúrbios das cidades brasileiras, aqui nos US quem tem dinheiro é que mora neles, por isso existem diversas auto estradas que vão em direção ao centro.

Ontem resolvi experimentar sair sozinho em direção ao centro. Primeiro peguei um trem da linha verde que passa dentro do IIT (onde estou estudando). Na estação há monitores de TV informando os horários previstos para a passagem do trem. Essa linha passa por uma região com uma grande concentração de negros. No Harlem, onde é interessante notar seus costumes e a arquitetura do bairro . Chegando ao meu destino, Michigan Avenue,  perguntei a um simpático pedinte onde ficava uma loja. Ele me deu uma informação, mas acho que não entendi direito e fui para a mais de 5 km de distância do local onde eu iria. Mas sem problemas desci do ônibus e esperei o próximo para fazer o caminho contrário.

Nos pontos de ônibus há uma placa com as informações das linhas que passam por ali e você pode enviar um SMS para obter informações. Nesse quesito fiquei impressionado: quando você manda a mensagem a empresa de transporte lhe envia uma resposta com o horário exato em que o ônibus irá passar. E funciona mesmo! Nos cruzamentos das ruas um sistema de som  informa o nome daquela rua, como um GPS, além do nome de todos os pontos de ônibus.

Em seguida fiz um passeio pelo centro de compras da cidade, conhecido como Magnificent Miles. Essa é uma grande avenida que corta o centro da cidade de norte a sul. Nela está presente todas as grandes marcas americanas (Hugo Boss, Zara, Guess, Levis, Victoria Secrets, Apple, etc, etc). Os preços são incríveis para o padrão brasileiro.  Os atendentes são muito empolgados e deixam você bem à vontade para fazer as escolhas e passear por toda a loja. O horário também é outro ponto positivo, as lojas ficam abertas até as 9 da noite. Ainda vou voltar lá para fazer outras compras.

Na volta, minha intenção era voltar pela mesma estação, mas descobri que já estava muito distante. Descobri também que nem todas as estações do trem possuem elevador, então fui seguindo por debaixo do sistema de trem até encontrar uma que tivesse. Acabei andando por mais de três estações. As pessoas perceberam que estava perdido e me ajudaram encontrar uma estação adequada.

Enfim voltei para o IIT com uma boa experiência e uma história para lhes contar.

Antoniel Pinto

Antoniel Pinto

Antoniel ou Tony para os íntimos, gosta de trabalhar, viajar e conhecer lugares e pessoas diferentes. Aproveitou as merecidas férias para aprimorar o Inglês em Chicago, nos Estados Unidos - país que melhor representa tudo o que esse idioma significa para a cultura, a economia, a ciência, o entretenimento...

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.