Um post em versos – dia da poesia

Dia 14 de março é Dia da Poesia. Até o dia soa bem, né? Aqui no Brasil temos grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Gonçalves Dias, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meirelles, Manuel Bandeira, Olavo Bilac entre vários outros não menos importantes. Isso a gente aprende na escola, nas aulas de literatura. Mas e no cenário mundial, quem são os nomes que mudaram e valorizaram a poesia para derreter milhares de corações?

Rimbaud

Nasceu em Marselha, na França, em 1854. Foi um artista muito precoce, suas maiores obras foram escritas durante a adolescência. Ele ganhou fama e prestígio tão rápido que ninguém menos que o escritor Victor Hugo o chamou de “jovem Shakespeare”. Mas apesar de ter escritos textos e poemas brilhantes que influenciaram as artes e a literaturas modernas, a carreira de Rimbaud durou pouco, aos 20 anos largou a poesia e começou a se dedicar totalmente à ideologias políticas e à vida mundana. O rapaz era tão inquieto, que viajou por 3 continentes guerreando pelas suas ideias antes de falecer aos 37 anos, vítima de câncer.

Sensação

Pelas noites azuis de verão, irei em atalhos sob a lua,
Picotado pelos trigos, pisar a grama pequena:
Sonhador, sentirei nos pés o frescor que acena.
Deixarei o vento banhar minha cabeça nua.

Não falarei, não pensarei em nada sequer:
Mas me subirá na alma o amor soberano,
E irei longe, bem longe, feito um cigano,
Pela Natureza — feliz como se estivesse com uma mulher.

 

Pablo Neruda

Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, que é o real nome de Pablo Neruda, nasceu em 1904 no Chile. Outro talento nato, Pablo adotou esse pseudônimo quando ainda era adolescente e, anos depois, tornou este seu nome legal, após mudança no cartório. Quando era um garoto, Neruda já contribuía para o jornal La Mañana e em 1920 passou a escrever para a revista literária Selva Austral. Em 1923, já morando em Santiago, Neruda começa a escrever seus primeiros poemas com influências modernistas. E ele não foi só poeta, teve uma longa carreira diplomática trabalhando em vários países. Em 1942 é eleito senador, é perseguido pelo governo e exilado na França. Neruda recebeu vários prêmios importantes durante sua vida, mas sem dúvida o mais notável foi o Prêmio Nobel de Literatura em 1972. Infelizmente, um ano depois morre devido a um câncer de próstata. Mas até hoje é considerado um dos principais poetas da América latina.

A dança
Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
te amo secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascender da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Se não assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

 

Fernando Pessoa

Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1888 e é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Sem dúvida, também é um dos artistas mais completos da história, Pessoa foi além de escritor, empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário. E fazendo tudo isso, ainda teve tempo para criar vários heterônimos, os famosos são Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Apesar de ter vivido a infância na África do Sul, foi em Portugal que Fernando Pessoa fez história. E uma de suas contribuições mais importantes para a literatura portuguesa, sem dúvida, foi o desenvolvimento e lançamento do modernismo em Portugal, através da revista Orpheu, que na época causou um escândalo e muita controvérsia. Em 1935, Pessoa foi internado por  por cálculo biliar associado a cirrose hepática, faleceu em 30 de Novembro do mesmo ano.

 

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

 

Walt Whitman

Este poeta, ensaísta e jornalista norte americano nasceu em 1819 e é considerado o pai do verso livre e o poeta da revolução americana. Durante sua vida, trabalhou como impressor, professor,  jornalista até para uma campanha presidencial, escritor e editor de jornal. Foi apenas em 1855 que Whitman lançou o livro, e o mais importante da sua vida, Leaves of Grass, com versos livres, longos e brancos – seu objetivo era imitar a fala através da poesia. Nesta 1ª edição do livro, o autor não colocou seu nome na capa, e continha somente 12 poemas e um prefácio.  Entretanto, o livro passou por 10 edições (1, inclusive, após sua morte), onde eram adicionados, retirados e editados os poemas. Whitman também trabalhou para o exército, que foi bem prejudicial para sua saúde. Foi a partir desta experiência que ele publicou Drum-Taps, com poemas sobre a guerra civil e hospitais militares. Durante sua vida, ainda publicou Specimen Days and Collect, November Boughs, Complete Poems and Prose of Walt Whitman, entre outros,antes de falecer em 1892.

 Vida

Sempre a indesencorajada alma do homem
resoluta indo à luta.
(Os contingentes anteriores falharam?
Pois mandaremos novos contingentes
e outros mais novos.)
Sempre o cerrado mistério
de todas as idades deste mundo
antigas ou recentes;
sempre os ávidos olhos, hurras, palmas
de boas-vindas, o ruidoso aplauso;
sempre a alma insatisfeita,
curiosa e por fim não convencida,
lutando hoje como sempre,
batalhando como sempre.

 

Goethe

Johann Wolfgang Von Goethe nasceu em 1749 e foi um dos mais importantes pensadores e escritores alemães. Se não bastasse, também é apontado como uma das maiores figuras do romantismo europeu. Ele, juntamente com Friedrich Schiller, foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão chamado Sturm uns Drang. Goethe tem um currículo completo, com romances, peças de teatro, escritos autobiográficos, poemas, além de reflexões nas áreas das artes, literatura e ciências naturais. Goethe ingressou na faculdade de direito, porém nunca com muito interesse. Sua paixão literária e intelectual era muito maior. E foi com essa curiosidade que conheceu vários nomes que influenciaram sua escrita, como Johann Gottfried Herder. Em uma de suas viagens, conheceu a noiva de um amigo, por quem se apaixonou perdidamente. O romance foi um escândalo e Goethe viu-se obrigado a sair da cidade. A decepção rendeu uma obra prima: Os Sofrimentos do Jovem Werther, o livro que o tornou famoso em toda a Europa e considerado um clássico da literatura. A fama rendeu a ele um cargo na corte e maior prestígio social, o que Goethe largou poucos anos depois. Após muitos livros e experiências, Goethe falece em 1832, com 82 anos de idade.

 

Se da Amada Estás Ausente

Se da Amada estás ausente
Como o Oriente do Ocidente,
O coração transpõe todo o deserto;
Só, por toda a parte acha o seu caminho certo.
Para quem ama Bagdá é aqui perto.

E você, qual o seu poeta preferido? =)

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.