Universidade nos Estados Unidos: As diferenças entre públicas e privadas

Muitas pessoas têm vontade de cursar a universidade nos Estados Unidos, no entanto, não entendem muito bem como funciona o sistema educacional do país norte-americano.

Existem várias diferenças relevantes entre o sistema do Brasil e dos Estados Unidos, portanto, antes de começar a estruturar o seu planejamento para estudar fora, é importante entender bem como as instituições funcionam e qual é o processo de admissão.

Uma das principais distinções é em relação às universidades públicas dos Estados Unidos, pois diferente do que estamos acostumados, elas não são gratuitas.

Para entender melhor essas diferenças entre universidades nos Estados Unidos, sejam públicas ou privadas, preparamos um material detalhado que tem como objetivo lhe auxiliar durante os seus processos de decisão para estudar no exterior.

Universidade nos Estados Unidos

Universidade nos Estados Unidos: Entenda as diferenças entre públicas e privadas

No Brasil, quando falamos de instituições públicas como USP e Unicamp, por exemplo, rapidamente fazemos uma associação à altíssima qualidade do ensino. Isso porque, além de serem gratuitas para os alunos, essas instituições são as que possuem mais reconhecimento. Por outro lado, as universidades privadas brasileiras são pagas e muitas também oferecem um ótimo ensino.

Nos Estados Unidos, no entanto, o sistema se organiza de outra forma, pois tanto as universidades públicas quanto as privadas são pagas, mas elas possuem outras diferenças que são importantes de pontuar.

Universidades públicas americanas

Como citado anteriormente, as universidade públicas não são gratuitas. Elas são fundadas e ministradas por entidades estaduais e dão preferência para quem reside no próprio estado. São instituições que oferecem um ensino de excelência.

Em relação aos custos, cobram valores maiores de estudantes de outros estados americanos, ou seja, “out-of-state students”. Seguem a lógica de que os estudantes que residem no local onde está situada a universidade contribuem com o subsídio da instituição ao pagarem os impostos. Já os alunos de outros estados pagam impostos para outros estados, então o mais justo seria cobrá-los a mais.

Por mais que os estudantes estrangeiros também sejam considerados “out-of-state”, no geral o valor investido nas universidades públicas é mais acessível devido ao apoio do governo americano.

Universidades privadas americanas

As universidades particulares recebem investimento particular, incentivo de empresas e de pessoas físicas, geralmente ex-alunos das próprias universidades. Alguns exemplos são MIT, Harvard, Yale, Princeton, Stanford e Columbia. 

Os custos dessas instituições são mais elevados, mas vale ressaltar que não possuem preços diferentes para alunos que moram ou não no estado onde está localizada a universidade.

As principais diferenças entre as públicas e privadas

Além da questão dos custos, quando o assunto é universidade nos Estados Unicos, existem várias outras diferenças entre universidades públicas ou privadas. Portanto, quando for tomar a sua decisão, não leve em consideração apenas os valores e sim todos os outros fatores em conjunto.

Quantidade de alunos

Não é uma regra, mas, normalmente, as universidades públicas são maiores do que as privadas, ou seja, possuem mais alunos e turmas de tamanhos superiores.

Essa característica tem vantagens e desvantagens. Por um lado, tal abrangência permite que você tenha a oportunidade de se conectar com mais pessoas. Ao mesmo tempo, as turmas menores podem ser interessantes para quem gosta de ter um contato mais próximo com professores e ter discussões mais envolventes.

Variedade de cursos   

As instituições públicas oferecem mais opções de cursos. Isso acontece porque as particulares não possuem corpos estudantis tão grandes para absorver diversos cursos de diferentes áreas.

Aceitação de estrangeiros       

Ambos os tipos de universidades aceitam estudantes internacionais. Para tomar a sua decisão, o importante é considerar a competição de entrada nas universidades versus o número de vagas que são ofertadas para alunos estrangeiros. Lembre-se de que você irá disputar por uma vaga com outro estudante internacional, portanto, as suas notas e exames serão avaliados criteriosamente.

 Competitividade

 Como as instituições privadas são as que possuem mais prestígio internacional e estão no topo do ranking das melhores universidades do mundo, consequentemente acabam sendo mais concorridas do que as públicas.

 No geral, os norte-americanos têm mais facilidade para entrar em universidades públicas. Estas, por sua vez, estão abertas para receber estudantes internacionais e se preocupam em preencher as suas salas com uma variedade de nacionalidades e culturas.

Analise e reflita antes de escolher

No momento em que for escolher para quais universidades prestar, leve em consideração mais do que o nome. Estude sobre a infraestrutura da mesma, cursos ofertados, custos de vida. Por fim, também leve em consideração os seus objetivos pessoais e profissionais. Dessa forma, é possível cruzar o seu perfil com o que as universidades oferecem e entender o que atenderia melhor suas necessidades.

Além disso, seja qual for a sua decisão, você pode se candidatar para bolsas de estudos. Esse processo irá avaliar o seu perfil acadêmico, pessoal e até financeiro em alguns casos. Em uma universidade nos Estados Unidos, o princípio das universidades é conceder bolsas de estudos por meritocracia.

Como a CI pode te ajudar a fazer as melhores escolhas

Independentemente da sua escolha, tanto para estudar em uma universidade pública como em uma privada, é preciso passar por um processo seletivo diferente do vestibular brasileiro. É necessário entender todas as etapas e começar a se planejar com antecedência, assim o estudante e a família conseguem se organizar tranquilamente para todos os procedimentos.

Para ajudar nesse passo a passo, a CI oferece um suporte personalizado. O nosso objetivo é orientar jovens que desejam cursar o ensino superior em universidades de excelência no exterior, ajudando no processo de entendimento do sistema de educação do país e perfil das instituições.

Somos especializados em Educação Internacional há mais de 31 anos e lhe daremos todas as diretrizes para que você possa alcançar o seu objetivo. Possuímos parcerias com diversas instituições de americanas de altíssima qualidade que podem ser exatamente aquelas com as quais você sempre sonhou. Tenha certeza de que você será assessorado pelos profissionais mais qualificados do mercado, que lhe ajudarão a se preparar durante o processo de candidatura das universidades.

Oferecemos orientação especializada na escolha, preparação e inscrição para mais de 6 mil instituições fora do Brasil. Por meio de um trabalho personalizado, encontramos a opção perfeita para o perfil de cada aluno e o conduzimos por todas as etapas do processo de candidatura até o embarque, aumentando suas chances de bolsas de estudo!

Conte com a CI para tirar todas as suas dúvidas sobre graduação no exterior e começar a planejar a sua admisão em uma universidade nos Estados Unidos.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.