Clique para Ampliar

Vacinar é preciso!

Você planejou toda sua viagem, fez as malas, anotou o pedido de presentes de todos os amigos e está pronto para embarcar, certo? Errado. Um detalhe muito importante e, às vezes, negligenciado pelos turistas, é a vacinação.

Você sabia que um engenheiro brasileiro teve que mudar todo o roteiro planejado por falta de uma vacina? Este post é para ajudá-lo a evitar esse tipo de perrengue.

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que não existe uma vacina específica para cada país. A viagem deve ser analisada caso a caso. (Fique tranquilo, não será preciso procurar essas coisas no Google, o pessoal de atendimento da CI dará todas às coordenadas para você.)

Febre Amarela: É uma doença que causa febre e dores no corpo – principalmente nas costas –, dores de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito.

Uma das vacinas mais importantes para o viajante, a vacina da Febre Amarela demora até 10 dias para fazer efeito. Ela é indolor, fácil e rápida de ser tomada. Presente em 44 países (33 na África e 11 na América do Sul), a vacina é exigida pela maioria dos países. Você pode consultar o nome de todos eles aqui.

Febre Tifoide: Seus sintomas são: febre, fortes dores de cabeça, fadiga, agitação durante o sono, falta de apetite e, em alguns casos, manchas rosadas na pele.

É outra doença que pode tirar o sono dos viajantes.  Sua contaminação acontece, geralmente, através da ingestão de água e alimentos contaminados com fezes. Após a vacinação, recomenda-se uma espera de sete dias para que os anticorpos façam efeito.

Hepatite B: No início, é comum a falta de apetite, náusea, vômitos, dores no corpo  e urina escura. Com o desenvolvimento, esse tipo de hepatite pode causar cirrose e câncer de fígado.

A hepatite do tipo B é transmitida através do sangue ou fluidos corporais contaminados. A prevenção pra esse tipo de doença é um pouco diferente. Segundo o infectologista e professor da Universidade de São Paulo, Esper Kallás, após tomar a vacina de prevenção da Hepatite B, o viajante deve fazer um teste para saber se está protegido. Usualmente, 95% das pessoas são aprovados nesse teste.

Fique ligado! Esse tipo de vacina deve ser tomado da seguinte maneira: 1ª dose: na data escolhida. | 2ª dose: um mês após a primeira dose | 3ª dose: cinco meses após a segunda dose

Para saber mais informações sobre as vacinas, consulte o site da OMS. E se você quiser saber onde fica o ponto de vacinação da ANVISA mais próximo, consulte o site da ANVISA.

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.