Vivendo e comendo na China

Vivendo e comendo na China

Esse é um post bem interessante porque vou falar um pouco sobre a alimentação na China. E acredito que esse seja um dos assuntos que gera a maior insegurança para quem pensa em passar uma temporada nesse país. Muitos já pensam logo que aqui só se come cachorro e gato. Errado pensamento.

Bom… Na China você irá realmente encontrar de tudo. Posso dizer que o chinês não tem bobagem para comer e praticamente se alimenta de tudo o que há do reino animal e vegetal. Porém o estrangeiro pode ficar sossegado porque da mesma forma que existe comida ruim, existe também comida muito boa. Basta você saber ir no lugar certo para fazer suas refeições. E acredite, aqui é muito barato comer. Já consegui almoçar no shopping pagando menos que R$ 8,00 pela refeição. Porém existem restaurantes mais luxuosos que irão lhe cobrar bem mais caro. Aqui em Beijing eu e meus colegas só sentimos falta mesmo de uma comida mais salgada, pois parece que tudo eles gostam meio adocicado ou apimentado.

RESTAURANTES

Quando você for em restaurantes na China a primeira dica que dou é procurar saber se existe menu em inglês e se possível com fotos dos pratos. Em todos os restaurantes que fui nessas 3 semanas, havia sim o menu em inglês. E aqui geralmente você já paga a conta no ato em que o garçom serve a refeição. Ele já vem trazendo o prato juntamente com a conta.

Caso não queira comer ou esteja cansado de comida chinesa, existem restaurantes italianos, brasileiros e de outras nacionalidades por aqui também. Para quem gosta de fast food, aqui você encontrará em toda esquina um Mc Donald´s, KFC, Starbucks e também o Burger King com preços bem acessíveis. Apesar de não gostar muito desses fast foods, tenho que admitir que eles me salvaram em muitos dias por aqui quando não agüentava mais a comida chinesa. E para quem gosta de um bom sanduiche vá se preparando porque queijo, por exemplo, é coisa rara de se ver por aqui em restaurantes chineses. Quando você encontra no supermercado, é com um preço bem salgado.

O prato chinês que eu mais recomendo é o “Roasted Duck” (foto em anexo). O pato assado certamente é uma boa pedida nos restaurantes e você o come muitas vezes com alguns pedaços de frutas e enrolados como panquecas cobertos por uma massa especial. Realmente muito bom.

Outro alimento que você encontrará bastante por aqui é o iogurte. Toda esquina você encontra uma lojinha vendendo snacks e esses iogurtes embalados de uma forma bem diferente do que estamos acostumados a ver. Porém não estarão gelados. rs

Aqui também existem excelentes padarias e sorveterias. O Haagen Dazs está presente em vários shoppings da cidade com sorvetes e muitas sobremesas (foto em anexo), porém com preços não tão acessíveis.

COMIDAS EXÓTICAS

Mas se você é daqueles intercambistas que vem de peito aberto e disposto a encarar comidas bem exóticas, aqui não vai te faltar opção não. Um dos pontos turísticos mais famosos aqui de Beijing é o Night Market (foto em anexo).

O Night market é uma espécie de mercado público que funciona das 17:00 às 22:00 servindo comidas chinesas que vão desde simples frutas até espetinhos de cobra, escorpião, cavalo-marinho, etc. Os turistas mais corajosos encaram esse desafio. Eu ainda tentei provar o de escorpião, mas na hora “H” amarelei mesmo e tenho que admitir. Eheh. Fica para uma próxima vez.

BEBIDAS

Houveram duas situações que me chamaram muito a atenção aqui na China com relação a bebidas. A primeira é que os chineses não costumam consumir bebida gelada. Você suado, andando no sol quente, desejando uma água gelada, não se assuste se você chegar em um bar, lanchonete ou restaurante e lhe servirem água natural ou até mesmo quente evaporando. Isso mesmo!!! Em lugares mais turísticos é que eles servem bebida gelada. Mas é bom ficar atento na hora de pedir. Essa dica de bebida natural vale também para sucos, refrigerantes e cervejas.

A segunda situação que chamou a atenção aqui é como eles amam chá. Pensei que a Inglaterra fosse o destino mais tradicional no consumo de chá, mas a China supera . Até sorvete de chá já vi por aqui.

Já para os que gostam de uma cervejinha ou de um bom vinho, fique sossegado porque aqui não faltará boas opções. Aqui eles consomem essas bebidas e outras bebidas com bastante freqüência e atrações noturnas existem várias que falarei em outro momento.

Então é isso. Prepare o estômago e venha pra China.
Zai Jian

Mc Donald´s
Mc Donald´s
Visitando o Night Market
Visitando o Night Market
Colegas da escola jantando o Roasted Duck
Colegas da escola jantando o Roasted Duck
Uma das sobremesas do Haagen Dazs
Uma das sobremesas do Haagen Dazs
Aureo Paiva

Aureo Paiva

Áureo Paiva é de Natal/RN, apaixonado por intercâmbio cultural e um viajante incansável. Já visitou diversos países, conheceu outras culturas e fez muitos amigos. Dessa vez ele embarcou pro outro lado do mundo: China. Uma nação incrível com destaque na economia mundial. Aproveitou para aprender um pouco do idioma e cultura milenar.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.