Berlim não é só a efervescência cultural de museus, galerias, monumentos, teatros, óperas, igrejas, bares, restaurantes, baladas, comércio e entretenimento em geral. A capital alemã também se destaca como um paraíso bucólico, e é um convite para a vida ao ar livre.Afinal, quase 30% de sua área urbana são cobertos por parques, bosques e espelhos d’água (lagos e rios), o que faz dela a cidade mais verde da Alemanha.
A área de lazer preferida dos berlinenses é o Tiergarten, considerado o maior parque da cidade. Um lugar centralmente localizado e perfeito para um agradável passeio, respirar ar fresco, fazer piquenique, andar de bike ou simplesmente jogar bola e praticar outros esportes. No inverno, dá para patinar em seus pequenos lagos congelados.
O roteiro verde da cidade inclui ainda o Görlitzer Park, o Jardim Zoológico, com suas mais de três mil espécies de animais, bem como o Jardim Botânico, dono de mais de duas mil espécies de plantas. E mesmo sem mar com orla arborizada, quem disse que Berlim não tem sua praia?
No verão, rola até praia artificial cheia de palmeiras em plena calçada de uma importante avenida ou às margens do rio e de outros canais da cidade. É possível deitar numa espreguiçadeira e afundar os pés na areia fina e clarinha. Alguns dos lagos locais também oferecem atmosfera praiana. Caso do Wannsee, considerado a “praia oficial” dos berlinenses. A natureza, mesmo artificial em alguns casos, está presente em generosas formas na capital alemã.
Bike pra que te quero!
Amsterdã e Pequim são hors-concours quando o assunto é bicicleta. Mas Berlim não fica tão atrás e também pode ser considerada uma “Cidade das Pedaladas”, ou pelo menos a mais ciclística da Alemanha. Com uma geografia plana, a capital do país está cheia de ciclovias para ir e vir entre os muitos pontos turísticos e espaços verdes. Até por isso, há locadoras de bikes por toda a parte. Muitos hotéis, inclusive, emprestam ou alugam bicicletas aos hóspedes.
Os ciclistas berlinenses são hábeis e educados. Nos trechos sem ciclovia, eles podem andar sossegados na rua, já que há consciência e respeito por parte dos motoristas de automóveis. E quem quiser ficar com a “magrela” a tiracolo, é possível até levá-la no metrô. Sem dúvidas, andar sobre duas rodas é um dos jeitos mais divertidos e surpreendentes de desbravar Berlim.
Demais, né? Então corre pra garantir o seu Mochilão! Agora você pode simular o Mochilão que mais lhe interessa, incluindo Berlim, no nosso simulador online, aqui.