AIAESTE é uma instituição, sem fins lucrativos, fundada na Inglaterra que promove a integração de estudantes ao redor do mundo, através de programas de estágios. O mais bacana é que esse programa proporciona uma experiência prática de trabalho dentro da sua área de estudo.
Presente em mais de 84 países, nos cinco continentes, aqui no Brasil a IAESTE é representada pela ABIPE com apoio da CI.
Para participar do programa, você não precisa passar por todos aqueles processos seletivos que alguns programas necessitam. O importante é o quanto você se empenha.
Conversamos com a Paula Prado, gerente executiva do ABIPE e ela nos contou que, por exemplo, existe uma equipe capacitada para ajeitar todos os detalhes de sua estadia. Essa equipe é responsável por sua acomodação, o local onde você irá estagiar… Ela ainda salientou que é um programa a IAESTE é um programa diferente, que requer um certo envolvimento durante o ano que antecede sua viagem. O contato com outros intecambistas e a experiência de estar longe do seu país enriquece ainda mais o programa.
Fique ligado! A língua mandatória do programa é o Inglês. Se o seu for num nível avançado, as chances de você conseguir uma vaga são enormes. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália são alguns que exigem a fluência na língua.
A Paula ainda nos contou que não existe uma idade ideal para se inscrever no programa. A partir do terceiro ano da faculdade, no entanto, é a época mais indicada para se inscrever. Isso faz com que você agregue mais conhecimento e valor para a área em que estuda.
Importante: A IAESTE não oferece programas para a área de humanas. O enfoque é nas áreas técnicas como Engenharias, produção industrial, elétrica, ambiental e química. Existem muitas vagas para arquitetura, urbanismo, química e matemática.
Além de países como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, outros países como a Croácia, Romênia e até a República Tcheca estão de braços abertos para receber os intercambistas.
Os programas duram de duas semanas até um ano e você ainda é remunerado por isso, ganhando em média 650 euros. Essa bolsa auxílio faz com que você consiga manter as despesas básicas como alimentação, transporte e acomodação.
Fique ligado! Se o estágio acontece dentro de uma universidade, por exemplo, você economiza uma grana com transporte e acomodação. Você também pode ficar em casas de famílias parceiras.
E aí, interessou? Então saiba que o programa funciona da seguinte maneira: você se inscrever em um ano para ir no ano seguinte. Os estágios, usualmente, começam entre maio e julho e funcionam sempre de segunda a sexta feira.
Não esqueça! Quando for, leve uma grana no bolso. Algumas pessoas esquecem que só iram receber a bolsa-auxílio 30 dias depois. Evite o sufoco e leve uma graninha extra. Intercambistas que já foram dizem que com 650 euros dá para levar uma vida de estudante na boa.
Para saber mais sobre a IAESTE e como se inscrever, visite o site: http://www.ci.com.br/trabalhar-no-exterior/iaeste